terça-feira, 13 de março de 2012

Tertúlia Literária 2012

“Valeu a pena? Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena.”






No dia 9 de março de 2012 às 21h, a escola sede do agrupamento de escolas de Fermentelos abriu as suas portas à comunidade (pais, professores, funcionários, alunos, direções do concelho, parceiros educativos, autarquia...) para mais uma Tertúlia Literária, organizada pela Biblioteca Escolar do Agrupamento. Este ano foi subordinada ao tema solidariedade, cooperação na escola na literatura e na escola, aproveitando o mote da semana da leitura realizada a nível nacional.
De realçar que todo o evento foi traduzido em língua gestual pela intérprete Adriana Campos, nossa estimada e competente colaboradora e que foi filmado.

Para dar início à Tertúlia e as boas–vindas aos convidados, os alunos André Vasconcelos e Ana Cruz do 7.º A tocaram o Hino de Fermentelos.
Seguiu-se o discurso de receção da diretora do agrupamento, Professora Regina Rabaço que enfatizou a alegria em presenciar um evento cultural desta importância.
A coordenadora da Biblioteca Escolar, professora Helena Aleluia, também dirigiu umas palavras à assistência e convidados, realçando que:

“A união e a partilha da comunidade escolar na preparação de um evento desta dimensão são notórias e enriquecedoras pois temos um grupo de professores, alunos e funcionários, bem como uma direção, que acreditam no desenvolvimento das várias literacias, da formação integral, no desenvolvimento de competências transversais e, enfim na educação. Este agrupamento é um exemplo que a união faz a força… Na verdade, todos, no que podem, participam, nem que seja no apoio moral que também é importante. Basta assistir à Tertúlia e ver como toda a comunidade educativa está envolvida: uns fazem o cenário (prof. Rui Vicente), outros os cartazes de divulgação (prof.ª Mide Plácido), outros a decoração (funcionários), outros a apresentação multimédia dos convidados (prof. João Paulo Salgueiro), outros fazem sketchs teatrais (alunos, prof. Armando Rosendo e prof. Berta Santos), outros musicais (prof. Arnaldo Ribeiro e alunos), outros de dança (prof.ª Solange e clube de dança)… O CEF (orientado pelo prof. Paulo Saraiva), não podendo, obviamente, ficar de fora, mostra os seus dotes com mimos gastronómicos… E, claro… não acaba por aqui…

É esta a nossa escola, é esta a nossa realidade e que deve ser vista, ouvida, apreciada e divulgada… Temos um elenco, modéstia à parte, de luxo, grandes profissionais que se preocupam com os alunos, com a aprendizagem formal e informal, que fazem o seu melhor para receber os outros e têm desenvolvido boas práticas ao longo dos anos. Esta Tertúlia é mais uma… “
A coordenadora da BE agradeceu também a presença de todos, inclusive a do Dr. Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, a dos Srs. Presidentes das juntas de freguesia, dos representantes de várias associações do concelho e do Dr. Diogo Santos, diretor da Areal editores e da sua excelente colaboradora Filipa Pereira, que ajudaram na concretização desta Tertúlia, bem como de todos os que estiveram, direta ou indirectamente, ligados à preparação do evento.

Seguiu-se a apresentação multimédia dos convidados, elaborada pelo professor João Paulo Salgueiro, cuja arte é espantosa: músicas, imagens, texto verbal, movimento, tudo em coordenação sinergética para mostrar um pouco da vida e obra do Dr. José Jorge Letria, Dra. Graça Gonçalves, Dra. Helena Osório, Dra. Manuela Mota Ribeiro, Dr. Henrique Pereira.

Dado o mote, a Tertúlia foi decorrendo animadamente e num crescendo de interesse, motivação e sabedoria que culminou com a música de Amália Rodrigues, chamada Saudade… interpretada pelos alunos do 2.º ciclo, ensaiados pelo professor Arnaldo Ribeiro. Por fim, já por volta das duas da manhã, fez-se a sessão de autógrafos com os escritores. Não houve sono, não houve monotonia… apenas o querer estar, ouvir, aprender, saber e … ter um livro autografado por um destes grandes escritores!

No desenrolar do evento, tivemos a preocupação de alternar os discursos dos convidados com perguntas e com sketchs relativos às obras literárias dos escritores, com recitações de poemas (por alunos e uma funcionária poetisa) ou interpretação de histórias acompanhadas de música tocadas por alunos nossos e até de canto. Os alunos que estiveram diretamente envolvidos nas atividades foram: Maria Inês (3.º ano), os alunos do 6.º A, Rafael Pires do 7.º A, Joaquim Nolasco e Rossana Valente do 9.º A, os alunos do 5.º A, o clube de dança, a Margarida Nolasco do 5.º A e a Bárbara Ribeiro (7.ºA), Catarina Lebre (7.º B), Maria Ferreira e a Diana Ferreira, do 5.º A, Maria Santos (7.º A).

No fim, houve a oferta aos escritores convidados de um livro sobre Fermentelos, de Armor Pires da Mota, oferecido pela junta de freguesia de Fermentelos, umas flores e uns ovos moles para agradecer a sua presença.

Foi um desafio importante para nós, mas como constata o nosso intemporal Fernando Pessoa, “Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce!”

E continuando com o mesmo poeta: “Valeu a pena? Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena.”

Sem comentários: